Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PRAC
Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN
Assessoria de Extensão
Teatro de bonecos levando a educação ambiental em escolas do campo
A estrutura educacional brasileira apresenta fragilidades relacionadas à formação de profissionais da educação que atuam no ensino fundamental e médio em escolas do campo. Com este déficit, a formação dos estudantes do campo se torna menos satisfatória, prejudicando a concepção do indivíduo como um guardião da terra e gerenciador das relações entre a comunidade e o meio ambiente. Com isso, a educação abordada em escolas rurais vem trazendo uma visão de dependência estrutural e a comunidade rural foi sendo preparada para se adaptar ao processo de subordinação ao modo de produção capitalista. Nesse contexto, é necessário analisar que a escola rural está profundamente distanciada da realidade do trabalho e da vida dos povos rurais. Assim, o objetivo deste trabalho será o de realizar uma formação de estudantes de escolas rurais sobre temas que envolvam o meio ambiente e o despertar da autonomia crítica do público alvo através de um teatro de bonecos. Desta forma o trabalho será desenvolvido nas Escolas Municipais Professora Lina Rodrigues e José Albino Pimentel, ambas situadas na comunidade quilombola Gurugi, na cidade do Conde, estado da Paraíba. Nesse trabalho pretende se envolver os educandos da graduação, educadores, gestores, extensionistas, educando do ensino fundamental e médio e membros da comunidade atendida pelo projeto. A abordagem metodológica de implantação e condução das atividades terá caráter multidisciplinar, participativo e dialógico, com os encontros periódicos. Primeiramente, serão montadas duas turmas de estudantes, respectivamente, de 15 a 20 e 20 a 25 estudantes de 4ª. a 5ª. e 6ª. a 7ª. séries. Os encontros serão realizados com cinco visitas/oficinas em cada escola, com duração média de 120 minutos cada. Assim, os temas a serem trabalhados enfocarão a Agroecologia na relação homem-natureza. As datas serão discutidas com os gestores das escolas, mas as oficinas ocorrerão no contra turno. O material que será utilizado no desenvolvimento dos trabalhos será reciclado e de fácil acesso. O material didático abordará temas sobre o meio ambiente e a realidade de vida do público. Ao final do trabalho será editado um vídeo que divulgará o trabalho e que servirá para qualificar o relatório final. Espera-se como principais impactos deste projeto colaborar na consolidação dos processos de construção e socialização do conhecimento e ações para a preservação ambiental e inserção social dos atores envolvidos.
Justificativa:
Este projeto foi contemplado com o Prêmio 'Elo Cidadão' em 2018 e a sua continuidade trará maior formação e conteúdo para o público alvo, o que poderá acarretar em um maior aprendizado e entendimento dos objetivos deste trabalho. Nessa etapa haverá a possibilidade de realizar uma formação continuada com os estudantes atendidos no ano passado. Além disso, esse projeto faz parte do programa intitulado ‘A Agroecologia levando a ciência do campo para o ensino fundamental’. Nesse programa existem dois projetos um que aborda a ecoalfabetização (aprovado pelo Programa PROBEX/PRAC/UFPB, 2018) e esse, com caráter cultural e educacional de estudantes e professores nas escolas do campo. Desde 2017 foram realizadas as ações desse projeto com os docentes da Escola Municipal Profa. Lina Rodrigues e em 2018 foi estendido as ações para a Escola Municipal José Albino Pimentel e para os estudantes de ambas as escolas. Esse projeto foi elaborado a partir da preocupação com a formação acadêmica do aluno-extensionista, com a melhoria na qualidade de vida da comunidade e com o desenvolvimento da multidisciplinaridade acadêmica, uma vez que ele garante o diálogo entre as diversas áreas do saber e promove um entendimento mais abrangente das relações que permeiam a sociedade no novo contexto global. Entre as ações prentende se auxiliar em disciplinas junto aos cursos em Artes Visuais, Biologia, Geografia, Educação do Campo, Pedagogia e Ciências Sociais, que enfocam a cultura de agricultores familiares e de povos tradicionais, o meio ambiente, o desenvolvimento regional e a educação do campo.
Metodologia:
Nesse trabalho pretende se envolver educandos, educadores, gestores, extensionistas e educandos do ensino fundamental e médio e membros da comunidade atendida pelo projeto. A abordagem metodológica de implantação e condução das atividades terá caráter multidisciplinar, participativo e dialógico, com encontros periódicos. O público alvo será os docentes e alunos da escola do campo Escola Municipal Professora Lina Rodrigues e José Albino Pimentel, na Comunidade do Gurugi no município do Conde, Paraíba. Para a mobilização serão inicialmente realizadas reuniões entre os gestores municipais, os professores e os extensionistas do NEDET. Serão abordadas, pelo menos, cinco oficinas para a montagem dos bonecos, separadas em etapas (1. Conceitos; 2. Construção de bonecos e personagens; 3. Roteiro e estória; 4. Roteiro e estória (continuação); 5. Experimentação cênica). As oficinas para a montagem dos bonecos contarão com material reciclado e de fácil acesso. Além disso, será elaborado um material didático adequado à realidade das escolas do campo e que favoreçam a construção de identidades emancipadas. Esse material será discutido ao longo das reuniões e oficinas na execução do projeto. O material didático abordará temas sobre o meio ambiente e a realidade de vida do público. Assim, será construído, junto com a comunidade docente, um currículo contextualizado a partir das referências e das diretrizes da educação do campo a ser implementado na escola atendida pelo projeto. Nessas oficinas, devem ser realizadas reflexões sobre a importância e os métodos de identificação e mapeamento das experiências dos estudantes; articulando as ações de pesquisa e extensão; provocando a leitura compartilhada da realidade local; aprimorando métodos de produção, sistematização e socialização (disseminação) de conhecimentos; contribuindo na formação (formal e informal) de pessoas e promovendo estudos sobre impactos socioeconômicos e ambientais. As oficinas serão espaços privilegiados de aprofundamento conceitual e metodológico sobre as abordagens de promoção do meio ambiente e construindo uma percepção comum sobre os efeitos dos processos educacionais atualmente executados. Ao final do trabalho será editado um vídeo que divulgará o trabalho e que servirá para qualificar o relatório final.
Objetivos Gerais:
O objetivo neste projeto será o de realizar uma formação de professores e estudantes de escolas rurais sobre temas que envolvam o meio ambiente, além de despertar a autonomia crítica do público alvo. Os objetivos específicos serão provocar a construção de identidades emancipadas e o protagonismo social do público e a elaboração de oficinas de teatro de bonecos para a confecção e elaboração da peça teatral.
Resultados Esperados
Espera-se como principais impactos deste projeto colaborar na consolidação dos processos de construção e socialização do conhecimento e nas ações para a preservação ambiental e inserção social dos estudantes.
Coordenador:FILLIPE SILVEIRA MARINIE-mail:fsmarini@yahoo.com.br