Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PRAC
Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN
Assessoria de Extensão
Otimização dos recursos naturais e agricultura sustentável – agroclimatologia e conservação de solos na agricultura familiar – oficinas para pequenos agricultores de São João do Tigre - cariri Paraibano
A necessidade de uma melhor convivência com a dinâmica climática e ambiental no semiárido, especialmente para os pequenos agricultores, passa por um melhor entendimento técnico da relação volume de chuva e agricultura, bem como sobre conservação de solos. De forma a compreender sua importância para a conservação dos solos e dos recursos hídricos, dois pontos cruciais para a agricultura familiar de baixo aporte tecnológico. Nessa perspectiva, o presente projeto visa realizar atividades e oficinas que visem integrar os conhecimentos acadêmicos e populares para a formação sobre as relações vegetação/água/solo em comunidades rurais, submetidas a diversas situações ambientais e sociais na cidade de São João do Tigre, Cariri Paraibano. O resultado esperado é incentivar boas práticas na conservação da vegetação nativa, na conservação dos solos e na captação, armazenamento e uso da água, bem como orientar as comunidades em relação a práticas não adequadas.
A necessidade de uma melhor conservação ambientais das áreas rurais no semiárido paraibano está cada dia mais clara, o que pode ser visto na progressiva condição ambiental do mesmo, bem como na expansão das áreas em processo de desertificação. Ao mesmo tempo, há uma degradação consistente nos recursos hídricos, tanto em quantidade quanto em qualidade, e na produtividade dos solos. Assim, deve-se partir para pensar a gestão ambiental participativa dessas áreas de forma mais ampla, analisando todas as variáveis envolvidas, e principalmente em diversas escalas, tanto escalas regionais, quanto em escalas locais. Dentro da perspectiva da escala local é preponderante a inclusão das comunidades no pensar e na construção da gestão ambiental do espaço no qual ela vive. Bem como, deve-se colocar nos holofotes a importância da conservação da vegetação nativa como fator de manutenção dos solos e da água. Sendo a gestão e as atividades visando a conservação da vegetação, dos solos e dos recursos hídricos realizada de forma participativa com a comunidade, e não sendo imposta verticalmente pelo poder público, há uma maior possibilidade de adaptação técnica e social do comportamento diário da comunidade em relação aos recursos hídricos. O projeto visa contribuir em duas frentes específicas; na integração dos conhecimentos entre os extensionistas e a comunidade; e na formação dos extensionistas, alunos e comunidade, e na contribuição técnica direta para as comunidades, incluindo a formação da comunidade em ações voltadas a conservação do trinômio vegetação/solo/água. Entre os temas principais, o projeto versará sobre planejamento e gestão ambiental, vegetação nativa, solos, recursos hídricos e análise fluvial; sendo de interesse direto para os alunos de graduação e pós-graduação de Geografia, Engenharia Agrícola, Ecologia e de Engenharia Ambiental. Desse modo, o desenvolver do projeto se relaciona diretamente com diversas disciplinas desses cursos, e dessa forma auxiliará os discentes na consolidação dos temas estudados, bem como no aprofundamento e detalhamento dos mesmos. Ao mesmo tempo, o interação com as comunidades ampliaram os horizontes de entendimento e pesquisa dos docentes e pesquisadores envolvidos, a partir da explicitação do conhecimento local popular e das dificuldades e potencialidades apresentadas pelos agricultores.
Coordenação:JONAS OTAVIANO PRACA DE SOUZA E-mail: JONASGEOUFPE@YAHOO.COM.BR