top of page

 

CICLAÓLEO 2019, O REUSO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA COMO TEMÁTICA DE OFICINAS DIDÁTICAS PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS

Este projeto traz uma proposta de intervenção extensionista pautada na necessidade de amplificação da conscientização pela sociedade sobre o efeitos deletérios e impactos de natureza econômica, ecológica e ambiental do descarte de óleo residual de fritura no sistema convencional de esgotamento sanitário. O projeto traz à tona, através de suas ações propostas, uma oportunidade de divulgar, explicar e exemplificar soluções para esta problemática ambiental. Além disso, a proposta se presta, em boa medida, como um veículo de divulgação e popularização tanto da Educação Ambiental como de Química já que, dentre suas ações, se propõe em exemplificar maneiras de promover o reuso do óleo residual de fritura, tais como a síntese de biodiesel e a preparação artesanal de sabões, tintas e velas ecológicas. Outro aspecto que ainda realça a proposta aqui apresentada é o seu potencial de capilarização/difusão social da informação transmitida a comunidade externa à universidade, promovendo um canal de colaboração direta com a sociedade. Em outras palavras, uma vez que a informação/comunicação desta problemática ambiental alcance salas de aula e feiras de ciências de escolas públicas da região metropolitana de João Pessoa, ela tenderá a ser divulgada e discutida em outros ciclos sociais e na própria família dos estudantes. O processo de transmissão da informação/comunicação/conscientização para e com a sociedade desta problemática estará incluso nas seguintes ações deste projeto: (i) Desenvolvimento de oficinas didáticas de preparo artesanal de sabões, tintas e velas ecológicas a partir de óleo residual de fritura (AÇÃO 1); (ii) divulgação digital do projeto e seu ideário a partir de plataformas de redes sociais (AÇÃO 2); e (iii) Apresentação de oficinas didáticas abordando problemática do óleo em feiras de ciências e salas de aulas de escolas públicas da região metropolitana de João Pessoa (AÇÃO 3).

Justificativa:
Nos dias de hoje, o modelo de desenvolvimento econômico prevalecente induz a um aumento de demandas de consumo e uma exploração acentuada dos recursos naturais para atender estas necessidades. Este modelo, conforme a história nos tem atestado, invariavelmente, tem levado a um patamar de desenvolvimento não-sustentável que implica na escassez em curto e médio prazo dos recursos naturais, bem como, degradação acentuada do meio ambiente e ampliação da pobreza, sobretudo, em países subdesenvolvidos. Em contraponto a este modelo de desenvolvimento em desequilíbrio, o desenvolvimento sustentável adota como suas principais premissas: (i) a redução de geração de resíduos; (ii) o reaproveitamento; (iii) a reciclagem; (iv) a disposição ambientalmente adequada de materiais oriundos da escala produtiva industrial, agropecuária, comercial e doméstica; e (v) o desenvolvimento econômico com justiça e equidade social (BARBOSA, 2008).

Metodologia:
Ação 1 – Gerenciamento e publicação das redes sociais deste projeto de extensão para divulgação de entrevistas, oficinas, seminários, reportagens relacionadas a temática do projeto que são realizadas no âmbito da UFPB, bem como, ações assemelhadas realizadas por outras instituições no Brasil e no mundo. Além disso, nesta ação, pretendemos ainda elaborar panfletos explicativos e conscientizadores para serem distribuídos aos alunos/as do ensino público sobre a importância do reuso do óleo residual de fritura como estratégia de minimização do impacto ambiental. A distribuição destes panfletos dar-se-á na ocasião da apresentação das oficinas didáticas de Educação Ambiental. Ação 2 – Elaboração de experimentos sobre reaproveitamento do óleo residual de fritura usado nos domicílios. Para esta etapa, a elaboração artesanal de sabões, velas e tintas ecológicas estão, por ora, entre as alternativas escolhidas para nesta ação. A ideia principal nesta etapa é treinar alunos de graduação (bolsista e voluntários) de cursos tecnicamente correlatos com a temática do projeto (Química, Eng. Química e/ou Eng. Ambiental) nestas atividades com intuito dos mesmos difundirem estes conhecimentos, sob supervisão do coordenador do projeto, nas oficinas didáticas sobre Educação Ambiental que serão apresentadas em escolas públicas da região metropolitana de João Pessoa. Para esta edição de nosso projeto de extensão, CiclaÓleo 2019, intencionamos centrar esforços principalmente tanto na Escola Municipal Plácido de Almeida que fica no município de Cabedelo/PB como na Escola Estadual E.F.M. MARIA DE LOURDES ARAÚJO no município de Santa Rita/PB, ambos na região metropolitana de João Pessoa. Ação 3- Apresentação de oficinas didáticas de Educação Ambiental em salas de aulas de escolas da região metropolitana de João Pessoa/PB utilizando como temática o reaproveitamento do óleo residual de fritura. O objetivo principal nesta fase é pautado na divulgação direta com o público alvo sobre a problemática ambiental advinda do descarte direto no sistema de esgotos deste resíduo doméstico e comercial, bem como, apresentar alternativas de reaproveitamento deste resíduo usando-o como insumo para elaboração artesanal de sabões, velas e tintas ecológicas. Para esta edição de nosso projeto de extensão, CiclaÓleo 2019, intencionamos centrar esforços tanto na Escola Municipal Plácido de Almeida que fica no município de Cabedelo/PB como na Escola Estadual E.F.M. MARIA DE LOURDES ARAÚJO no município de Santa Rita/PB, ambos na região metropolitana de João Pessoa.

Objetivos Gerais: 
Desenvolver ações para a conscientização do impacto ambiental, ecológico e econômico sobre o descarte direto de óleo residual de fritura no sistema de esgotamento sanitário à comunidade de alunos do ensino público das salas de aulas das escolas públicas da região metropolitana de João Pessoa que serão visitadas e, consequentemente, aproveitar esta temática para divulgação e popularização de conhecimentos químicos correlacionados a ela através de oficinas didáticas de Educação Ambiental.

Resultados Esperados
Dentre os resultados esperados incluem-se (i) o entendimento pelos discentes do ensino médio público da problemática do descarte direto de óleo residual de fritura no sistema de esgotamento urbano; (ii) a capilarização deste conhecimento pelos discentes atendidos pelo projeto para outros ciclos sociais aos que estão inseridos, inclusive, suas próprias famílias; e (iii) a compreensão dos principais mecanismos de reuso do óleo residual de fritura e o modo como fazê-lo, sobretudo, para elaboração artesanal de sabões, velas e tintas ecológicas a partir do trabalho desenvolvido nas oficinas didáticas. Adicionalmente a isso, incluir alunos de graduação de áreas tecnicamente correlatas a temática (Química, Eng. Química e/ou Ambiental) envolvidos como bolsistas e voluntários como mediadores na transmissão e popularização destes conhecimentos no contexto da Educação Ambiental.

 

 

Coordenação:JAILTON DE SOUZA FERRARI        E-mail:jailtonferrari@gmail.com

bottom of page