top of page

 

Projeto de treinamento para olimpíadas universitárias de matemática

 

 

 

A capacidade de resolução de problemas matemáticos é fundamental para a formação de cientistas e tecnólogos. Em razão de deformações existentes no processo de ensino/aprendizagem de Matemática, este aspecto tem sido negligenciado pela maioria dos professores, que preferem investir no desenvolvimento de habilidades de cálculo e na aplicação mecânica de regras, em detrimento de habilidades necessárias na Resolução de Problemas, a exemplo do raciocínio lógico, da procura de estratégias e da capacidade de leitura e interpretação de dados. As olimpíadas de matemática são competições inspiradas nos jogos olímpicos, que por sua vez são inspirados nos festivais esportivos realizados pelos gregos. As Olimpíadas de Matemática, no nível Universitário, procuram incentivar a pensar nas mais diversas formas de resolver um determinado problema, como também pelo nível dos problemas que são abordados, fazer uma revisão cuidadosa dos conceitos matemáticos já estudados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Cálculo Vetorial-Geometria Analítica entre outras. É importante que o Departamento de Matemática da UFPB, ofereça á comunidade discente universitária este tipo de treinamento, mesmo porque são os alunos interessados neste projeto, que irão representar a UFPB tanto nas competições nacionais e internacionais.

Justificativa:

O desenvolvimento científico e tecnológico, requer de profissionais capacitados para atender as rápidas mudanças que estão acontecendo na sociedade atual. Ao trabalharmos a capacidade de resolver problemas, estamos ensinando muito mais que resolver um problema e a teoria adjacente, estamos formando um profissional que sabe pensar, criar estratégias, entre outras habilidades. De fato, se pensarmos em "Educação de Qualidade". Este é um projeto que visa colocar em prática diferentes estratégias e metodologias de ensino de matemática (no nível de graduação). Além de contribuir para a garantia de que a educação seja viável para todas e todos, sem discriminação de gênero.

Metodologia:

Realização de encontros semanais para trabalhar na resolução de problemas das provas que são aplicadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), nível universitário. Após a abordagem de cada problema será elaborado um texto com o marco teórico e a resolução dos problemas, citando as habilidades e conteúdo especifico que o aluno deve ter para resolver dito problema, como também serão citadas as dificuldades encontradas pelos alunos em cada questão. Os alunos envolvidos irão participar, em 2019, na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM, nível universitário e outros eventos relacionados. Sendo ditas provas corrigidas pelos coordenadores do projeto. O que representa mais uma oportunidade para avaliação dos alunos.

Objetivos Gerais:

(A) O objetivo principal deste projeto é aprimorar a formação dos discentes dos cursos de graduação através do treinamento para participar de olimpíadas de matemática. A1. Estimular o ensino/aprendizagem de matemática no ensino superior. A2. Induzir nos jovens o gosto e o prazer de estudar matemática. A3. Disponibilizar aos estudantes de graduação de instituições de ensino superior uma coleção de problemas estimulantes e desafiadores. A4. Fazer uma revisão dos conteúdos dos cursos de graduação através da resolução de problemas de Olimpíadas.

Resultados Esperados

  1. Criar no aluno a cultura do pensar, do questionar cada problema que aborda. (2) Ter um grupo mais preparado para representar a UFPB nas competições nacionais e /ou internacionais de matemática (a nível universitário).

Coordenação:           JACQUELINE FABIOLA ROJAS ARANCIBIA               E-mail:       jacq@mat.ufpb.br

bottom of page