top of page

 

Bem-estar sustentável: atividade física e educação em contato com a natureza – parte 2

O presente projeto será desenvolvido com base nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa, ensino e extensão, contemplando a agenda 2030 dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, buscando desenvolver uma visão interdisciplinar das questões ambientais e a promoção da qualidade de vida dos participantes envolvidos. Dessa forma, o projeto parte da constatação da necessidade que os temas referentes à Educação Ambiental e atividades na natureza e exercícios verdes trazem para a qualidade de vida e bem-estar em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Esse contexto temático, podem ser trabalhados de forma integrada levando a uma visão mais crítica e aprofundada da realidade envolvente. Objetiva-se nesse projeto organizar e ordenar espaços naturais e desenvolver ações educativas com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos através de atividades práticas ambientais e exercícios verdes em espaços públicos, promovendo a interação entre os participantes com a natureza, hábitos de vida saudável e o bem-estar sustentável. Através das atividades buscará mapear e sinalizar trilhas ecológicas, bem como desenvolver a percepção do ambiente nos agentes envolvidos também a relação mente, corpo e ambiente, para a busca de um bem-estar sustentável. Portanto, a projeto desenvolverá ações voltadas para uma maior compreensão do meio ambiente, qualidade de vida e bem-estar, podem ser trabalhados de forma sinérgica e colaborativa. Espera-se que através das atividades propostas deste projeto, os participantes possam relacionar as questões ambientais com a qualidade de vida e que busquem nessa relação, uma melhor vivencia ambiental, repassando os conhecimentos e experiências adquiridas durante as atividades nos locais e comunidades onde estão inseridos os envolvidos; que as ações desenvolvidas contribuam com o bem-estar do público-alvo atingido e que estes passem a ter mais autonomia na adoção de hábitos de vida saudáveis, ecologicamente sustentáveis e o envolvimento familiar com a natureza. Espera-se ainda que, os colaboradores do projeto, possam aprimorar seus conhecimentos teóricos, correlacionando com o PPC dos cursos de Ciências Biológicas, Psicologia e Educação Física, de modo a vivenciá-los e aplicá-los na prática acadêmica.

Justificativa:
O presente projeto consta com uma equipe de graduandos, mestrandos, doutorandos, técnicos administrativos, docentes e colaboradores externos, com formações nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física e Psicologia. Em suas atividades, o projeto traz uma relação com o meio ambiente e qualidade de vida, buscando o bem-estar sustentável dos participantes envolvidos, de modo interdisciplinar por meio de atividades educativas ambientais, voltando-se para a relação familiar, através de vivencias em ambientes naturais. Com as ações planejadas, permitirá que fortaleça a relação das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com os ambientes e os elementos da natureza, além das relações familiares e interpessoais, pois as atividades propostas, despertará percepções do ambiente possibilitando assim, pensamentos e ações pró ambientais sustentáveis do meio. Partimos do ideal que quanto mais tempo o nosso contato com a natureza, seus elementos e “ambientes verdes” melhor será nosso desenvolvimento cognitivo, social e sustentável.

Metodologia:
O presente projeto será desenvolvido com base nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa e extensão, buscando desenvolver uma visão interdisciplinar da questão ambiental. Dessa forma, o projeto parte da constatação da necessidade que os temas referentes à Educação Ambiental, Saúde bem-estar e sustentabilidade podem ser trabalhados de forma integrada levando a uma visão mais crítica e aprofundada da realidade envolvente. O projeto se desenvolverá em etapas conforme citadas abaixo: 1ª Etapa: Inicialmente para um primeiro contato com os espaços a serem desenvolvidas as atividades do projeto, nos reuniremos com o público externo atendido por esse projeto. Nessa etapa serão elaboradas as atividades e a divulgação das mesmas e o diagnóstico sociodemográfico dos locais a serem utilizados no desenvolvimento do projeto. 2ª Etapa: Reconhecimento local e registro por meio de mapas, assim como a adequação da sinalização e classificação seguindo os parâmetros do Manual de sinalização de trilhas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da NBR15505-2. Além disso, serão utilizadas informações complementares fazendo uso de códigos do tipo QR code. Nessa etapa também serão organizadas atividades de limpeza das trilhas e campanhas para manutenção dessa limpeza. 3ª etapa: Após toda a estruturação das atividades, locais, os contatos e o cronograma, será realizado as atividades e vivências nos espaços: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, Parque Estadual da trilha dos 5 rios, UFPB – Campus I e na galeria de Biodiversidade da Universidade do Porto - Portugal. Nessa etapa serão reunidas todas as ações desenvolvidas no projeto, as quais compreendem no contexto teórico através de conceitos e no modelo prático serão realizadas oficinas, vivências e dinâmicas em grupos por meio de 7 temáticas segundo a Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as quais serão aplicadas durante a vigência desse projeto: 1 – Saúde e bem-estar sustentável; 2 – Uso hídrico sustentável e saneamento; 3- Atividades físicas na natureza e crescimento econômico sustentável; 4 - Comunidades sustentáveis; 5- Consumo e produção responsáveis; 6- Uso sustentável dos recursos naturais: pesca e coleta de frutos silvestres; 6 – (Re) conhecimento da Fauna e flora local; 7- Consumo sustentável (Produção, utilização e descarte). 4ª Etapa: Nessa última etapa, os participantes do projeto serão estimulados a compartilharem suas opiniões e impressões através de formulários, escalas e relatos, sobre as experiências vivenciadas durante a participação das atividades. Desta forma será gerado um feedback das ações realizadas. Após todas as atividades aplicadas, será organizado dos dados quantitativos e qualitativos obtidos através os instrumentos de coletas, para a produção textual (relatórios, anais, artigos, congressos, Encontro de Extensão ENEX, entre outros) pela equipe de colaborados do projeto. 

Objetivos Gerais: 
Desenvolver ações educativas com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos através de atividades práticas ambientais e exercícios verdes em espaços públicos, promovendo a interação entre os participantes com a natureza, hábitos de vida saudável e o bem-estar sustentável.

Resultados Esperados
Ao final da execução desse projeto de extensão, espera-se: • Contribuição com o bem-estar e qualidade de vida dos participantes e que estes passem a ter mais autonomia na adoção de hábitos de vida saudáveis, ecologicamente sustentáveis, envolvimento familiar com a natureza e conhecimento para construção de uma comunidade mais sustentável. • Criação e/ou atualização de mapas do Jardim Botânico Benjamin Maranhão e do Parque Estadual da trilha dos 5 rios, sinalizando as trilhas desses locais conforme o Manual de sinalização de trilhas e NBR 15505-2, bem como com uso de códigos do tipo QR code. • Oficinas nas temáticas abordadas na Metodologia desse projeto de extensão, materiais educativos, divulgação sobre Bem-estar e comunidade sustentável • Levantamento de informações para contribuir com outros projetos de extensão e pesquisa, bem como com profissionais das Ciências Biológicas, Educação Física e Psicologia. • Em relação a produções bibliográficas, pretende-se publicar artigos científicos; resumos simples e/ou expandido a serem publicados em anais de eventos científicos e no Encontro de extensão universitária da UFPB;

Coordenação:LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZE-mail:lcslopez@yahoo.com

bottom of page