top of page

Inserção de temas transversais sobre a situação dos rios de João Pessoa em escolas públicas de Ensino Fundamental II como ferramenta de sensibilização ambiental - Parte 2

A água, além de ser um bem de domínio público, essencial à existência de todos os organismos e ao equilíbrio planetário, constitui um recurso extremamente estratégico para o desenvolvimento econômico e social das nações. Não obstante a sua inegável importância, os corpos aquáticos em todo o globo e, particularmente, em João Pessoa, vêm sofrendo fortes impactos por ações antrópicas sem que haja, praticamente, ações eficazes para reverter este quadro. Tendo essa situação em tela, o foco do presente projeto é trabalhar as questões de conscientização e sensibilização ambiental com alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental II, tendo por base a degradação ambiental dos rios urbanos, usando como principal exemplo o rio Jaguaribe, maior rio da cidade de João Pessoa. O objetivo do trabalho é estimular nessas escolas a implementação de atividades de sensibilização ambiental que ressaltem a importância da preservação e conservação dos rios urbanos. Os processos metodológicos serão realizados em cinco etapas, as quais serão iniciadas com visitas de reconhecimento às escolas, no intuito de conhecer as suas instalações e o grau de interesse de cada uma em participar do projeto. Em cada escola selecionada, o projeto será apresentado, inicialmente, aos gestores e aos docentes, os quais desempenharão um papel fundamental na execução dele. No primeiro contato com os alunos, será aplicado um questionário sobre os impactos ambientais que afetam os rios urbanos da cidade de João Pessoa, a fim de avaliar o seu grau de conhecimento prévio acerca da temática do projeto. Procurar-se-á ao máximo que as atividades a serem realizadas sejam diretamente ligadas ao cotidiano dos alunos. As atividades do projeto consistirão de ministração de aulas expositivas aliadas ao uso de recursos audiovisuais, elaboração de cartazes, poemas, redações, idas a campo e visita aos departamentos de Sistemática e Ecologia e de Geociências da UFPB, todas elas relacionados ao tema “Necessidade da preservação dos rios urbanos”. Pretende-se com este projeto a efetiva sensibilização dos alunos em relação à importância da preservação e conservação dos rios urbanos e que os professores desatrelem-se mais dos conteúdos do sumário do livro didático e possam complementar as suas aulas com atividades de sensibilização referentes às necessidades ambientais locais.
Os rios e riachos de João Pessoa, praticamente em sua totalidade, têm sido alvo de diversos tipos de impactos ambientais. O rio Jaguaribe, por exemplo, principal rio pessoense, vem sofrendo forte degradação e, pode-se dizer, nada tem sido feito para reverter esta situação. Por causa disso, várias atividades que ali eram realizadas no passado, tais como lavagem de roupas, banho e natação, uso para irrigação agrícola e a pesca artesanal, hoje estão apenas na lembrança de alguns antigos moradores. Ao longo do referido rio, o que se vê, de fato, é um total descaso por parte dos gestores públicos, quando observa-se que este importante curso de água vem servindo como corpo receptor de esgotos domésticos, seja através de lançamento clandestino, seja por meio de vazamentos constantes provenientes da rede coletora oficial, e como local de despejo de resíduos sólidos de todos os tipos. Além disso, é comum a presença de residências e estabelecimentos comerciais construídos bem próximo às suas margens, em completa desobediência à legislação ambiental. Diante desta realidade preocupante, urge que discussões sobre esse relevante assunto se iniciem nas escolas como temas transversais, para que os jovens alunos de hoje, futuros condutores da nossa nação, possam, entre outras coisas, ser sensibilizados quanto à importância das bacias hidrográficas urbanas e, até mesmo, tornarem-se defensores desta causa de imensa relevância. Além do mais, este projeto proporcionará aos alunos, professores e técnicos da UFPB, integrantes da equipe executora, que vivenciem a realidade do ensino público, na etapa Fundamental II, na cidade de João Pessoa, no que tange às questões ambientais, principalmente aquelas relacionadas aos corpos hídricos, e, assim, possam aprimorar a sua formação acadêmica e estar em condição de tornarem-se agentes transformadores da sociedade, notadamente no que diz respeito à educação ambiental.

         Coordenação: GILSON DO NASCIMENTO MELO     E-mail: gmelo_jp@yahoo.com.br

bottom of page