top of page

Os conhecimentos biológicos e a educação ambiental na promoção de indicadores sustentáveis em diferentes espaços de educabilidades 

Processos de educação ambiental (EA) consistem na busca de sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais. Busca-se a partir da EA desenvolver técnicas e métodos que facilitem o processo de tomada de consciência sobre a gravidade dos problemas ambientais e a necessidade regente de nos debruçarmos seriamente sobre eles. Nesta perspectiva, desenvolve-se a habilidade de perceber que há caminhos para uma sociedade sustentável com ênfase na qualidade de vida. O projeto tem como objetivo promover a educação ambiental pautada nos conhecimentos biológicos nos diferentes espaços de educabilidades, na perspectiva de construir competências e habilidades voltadas aos indicadores da sustentabilidade humana e ambiental. A proposta será executada no município de Joao Pessoa-PB, envolvendo Universidade Federal da Paraíba e espaços formais e não formais da sociedade. O período de realização compreende a 01 de abril a 31 de dezembro de 2020. Seguindo as orientações da pesquisa qualitativa, as atividades possibilitarão o desenvolvimento de estudos e intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas a partir da articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva de promover a educação científica acessível à estudantes e docentes da educação básica. As atividades ocorrerão por meio de estratégias pedagógicas flexíveis, programadas previamente e sempre que necessário, serão ressignificadas para atenderem às demandas apreendidas durante o percurso de execução. Haverá acompanhamento contínuo das atividades com reavaliação das ações e dos resultados alcançados. Como resultado espera-se construir novas formas de pensar o planeta e sua forma de estar no mundo; organizar um material pedagógico para tratar temas biológicos e ambientais, que permanecerão nos setores para futuras implementações educativas nas escolas públicas envolvidas no projeto.
As atividades de extensão como um dos pilares do ensino superior, conjuntamente com o ensino e a pesquisa, conforme dispõe o artigo 207, caput, da Constituição Federal (princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.), entendemos que esta deve ser valorizada, por ser uma forma de interação entre a população e a universidade. Nesta perspectiva, as atividades envolverão entidades educativas formais e não formais na construção de conhecimentos mobilizados pela pesquisa, ensino e extensão como meio para promover novas capacitações. Além disso, a formação inicial implica na participação dos sujeitos em processos formativos (cognição, habilidades e atitudes) que, para além das experiências acadêmicas, proporcione: aproximação ao campo profissional e a articulação entre a teoria e prática. Estes são os requisitos preliminares para a constituição da identidade profissional dos egressos em formação inicial. A presente proposta alcançará o público constituído por: discentes dos cursos de Ciências biológicas (CCEN) e Biomedicina (CCS) da Universidade Federal da Paraíba, integrado aos estudantes e professores da educação básica, além de está articulada com setores não formais (Parque Zoobotânico Arruda Câmara – BICA e Instituto Voz da Comunidade São Rafael, ambos na cidade de Joao Pessoa) A realização das atividades deste estudo trará significativas contribuições para a formação de nossos estudantes bem como dos demais colaboradores envolvidos. Serão desenvolvidas competências e habilidades para o exercício docente e da repercussão pedagógica na formação humana de estudantes do curso superior e da educação básica. Para isso contaremos com a participação de docentes e técnicos colaboradores (vinculados ao DSE/CCEN; DME/CE) nas diferentes subáreas da biologia de modo a garantir a diversidade de temas e um maior alcance às demandas formativas aos sujeitos envolvidos. ENTENDEMOS que esta experiência contribuirá para atender às demandas na área da educação ambiental, meio ambiente e sustentabilidade, seja no âmbito das instituições envolvidas, seja possibilitando aos estudantes da graduação, estudos interdisciplinares e/ou complementares aos conhecimentos acadêmicos, na perspectiva de aproximá-los ao futuro campo de atuação profissional. Atenderá, certamente, a um dos grandes méritos da extensão - permitir a efetivação do aprendizado pela aplicação. O projeto trará fortes indicadores às mudanças de metodologias de aprendizagens, da dinâmica operacional das atividades curriculares.

           Coordenação: ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA   E-mail: arisdelfeitosa@gmail.com

bottom of page