top of page

A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo e os serviços ecossistêmicos: práticas sustentáveis e a gestão de conflitos socioambientais no seu entorno

O estudo das Unidades de Conservação é fundamental para se compreender as relações entre sociedade-natureza. Os conhecimentos dos diversos campos científicos podem e devem ser utilizados pela extensão universitária para que a universidade cada vez mais se aproxime da realidade dessas áreas protegidas, de modo a favorecer uma troca de conhecimentos e de ações. O projeto tem o objetivo de desenvolver atividades que contribuam para a formação de agentes ambientais na gestão de conflitos socioambientais nas comunidades do entorno da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo. Metodologicamente, propõe-se um planejamento para a execução de uma série de atividades: trabalhos de gabinete; trabalhos de campo, no entorno e no interior da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, a partir de uma abordagem qualitativa. Portanto, o projeto visa despertar uma atitude reflexiva e pró-ativa sobre os problemas ambientais pertinentes à FLONA por parte dos diversos atores que ocupam ou usam os espaços no entorno. Com a conclusão do diagnóstico proposto, a partir de uma ação ampla e participativa, permitirá a identificação e a priorização de ações para melhorar as práticas que ocorrem na área, tornando as pessoas como protagonistas.

A importância deste projeto está diretamente relacionada aos conflitos socioambientais, no que se refere ao uso e a conservação/preservação das Unidades de Conservação (UCs), especialmente aquelas localizadas nas áreas urbanas de diversas cidades brasileiras. Tais UCs promovem uma melhor qualidade de vida e bem-estar para a população local através de uma série de serviços ecossistêmicos, a exemplo da amenização climática e da recarga dos aquíferos em áreas urbanas. Na região metropolitana de João Pessoa/PB, considerada uma das cidades mais verdes do país, verificam-se várias Unidades de Conservação, tanto de proteção integral como de uso sustentável. Os serviços ecossistêmicos prestados por essas Unidades – provisão, regulação, cultural e de suporte – na maioria das vezes, não são percebidos pela população em geral e pelos gestores públicos, que muitas vezes não consideram a importância dessas UCs nos programas de expansão territorial urbana ou em campanhas de educação ambiental junto à comunidade local. Sendo assim, a proposta desse estudo está fundamentada no tripé ensino, pesquisa e extensão, pois as várias propostas de atividades e oficinas que serão elencadas estão diretamente relacionadas a essa tríade. A execução de atividades que estimulem e favoreçam o uso racional desse tipo de área protegida, seja por meio da pesquisa científica, da extensão universitária, da educação ambiental, do lazer, do turismo etc., resultarão em benefícios para os meios físico e biológico, bem como para a população em geral, principalmente para os moradores das comunidades próximas a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, localizada na região metropolitana de João Pessoa/PB.

               Coordenação:  HENRIQUE ELIAS PESSOA GUTIERRES      E-mail:  hepg86@hotmail.com

bottom of page