Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PRAC
Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN
Assessoria de Extensão
Comissão de Gestão Ambiental - Monitoramento do Trote Verde
O presente projeto consiste no monitoramento e execução de uma ação de educação e reflorestamento ambiental por meio do evento Trote Verde, no qual é compartilhado com a sociedade a prática de recuperação florestal através de uma ação festiva.
O Trote Verde faz parte do movimento anti rituais, trotes, depreciativos. Ele introduz o estudante na vida acadêmica por meio de uma ação ambientalmente sustentável com a prática do plantio de mudas em áreas necessitadas (clareiras, corredores ecológicos, áreas degradadas, áreas de bordas e afins). Não somente aos estudantes novatos, o trote verde convida toda população a participar do plantio, no qual o objetivo central é recuperar e preservar a vegetação nativa, inoculando o senso de preservação das matas em todos os participantes. O plantio ocorre em áreas estratégicas dos Campi da UFPB e visa a manutenção dos serviços ecológicos prestados pelo bioma. Diante do exposto, faz-se necessário o monitoramento das mudas antes, durante e depois do plantio a fim de analisar a eficiência do reflorestamento e propor possíveis mudanças de estratégia e manejo. Além disso, alguns benefícios no processo ensino-aprendizagem dos alunos da graduação e da pós-graduação, assim como para os professores são visíveis pois o projeto possibilita o contato direto com situações práticas da vida profissional, busca soluções tecnológicas e inovadoras para o problema atual.
O Monitoramento do Trote Verde se respalda na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938, 21 de agosto de 1981), a qual propõe a preservação e recuperação das características ambientais. Baseia-se também não só na Lei nº 12.651, de 25 de maio 2012, e no decreto nº 8.972, de 23 de janeiro de 2017, que expõem as normas de proteção da vegetação, mas também na Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proverg). Ademais, o projeto também faz parte do Plano de Restauração Ambiental da Universidade Federal da Paraíba.
Coordenação: JOSE PAULO MARSOLA GARCIA E-mail: jp.marsola@terra.com.br